Viver a vida em todas as suas possibilidades demanda espaço. Nutrir uma família no aconchego de um lar demanda privacidade. Apenas estas duas eram as diretrizes primordiais da casa NG: espaço e privacidade. Parecem premissas simples, mas uma casa de 750m2 em um terreno de 500m2 impõe seus desafios.
Queríamos que luz natural invadisse cada cômodo, por todos os lados da edificação. Para isso, projetamos aberturas em todos os espaços onde elas fossem possíveis. Esquadrias no lugar de paredes, brises no lugar de persianas e venezianas. Como resultado, não há lugar da casa onde o sol não entre. Ao mesmo tempo, porém, ela só se mostra quando quer.
A tranquilidade do projeto pedia suavidade, não impunha cores demasiadas. O amor do cliente pela natureza se converteu em uma paleta de verdes naturais, interpretados em plantas, ladrilhos e acabamentos que, pincelados cá e lá, não se cansam, alegram pela brincadeira em não combinar. O jardim estende a ambiência e cria uma excelente integração visual.
A escada se converteu em ponto focal, a metáfora de uma casa que se abre por dentro. Materializada em aço e madeira, é suspensa entre os pavimentos, permitindo que a luz siga seu propósito de convidar e acolher a todos que chegam.
casa NG
local: Novo Hamburgo / RS
área: 750m2
ano: 2023
Viver a vida em todas as suas possibilidades demanda espaço. Nutrir uma família no aconchego de um lar demanda privacidade.